Sumaya Prado Yoga

Yoga, o presente

A experiência do presente nos oferece asas para planar com equilíbrio na pausa e, então, perceber o sou, soul.O essencial está presente. O elo entre o passado e o futuro: a respiração; a minha longa e lenta enquanto escrevo e a sua, agora, enquanto lê.Penso no primeiro sutra de Patanjali ” Atha yoganusasanam – Agora, uma instrução sobre o yoga”.

Esse sutra é a mensagem sublimada de que todo ensinamento do yoga emerge do agora, nos leva para o agora, o sempre presente, eterno: agora!Atentos ao agora, a tudo o que realizamos, treinamos testemunhar a semente do pensamento, podendo transformar padrões condicionados em ações conscientes e então, praticar o que nos ensina a Bhagavad Gita: “Yoga é perfeição na ação”. Perfeição, penso eu, que não está atrelada a nenhum paradigma, e sim à habilidade de viver com a consciência a guiar seus atos, ao desenvolvimento da clareza, ao amadurecimento das virtudes e da atenção. 

Quando você alcança bons resultados na prática, no agora, dentro das possibilidades que você construiu, não há tempo para expectativas, pois o momento seguinte já é o novo agora e você precisa estar presente! É preciso treinar!

Sumaya PradoBrasília, setembro de 2010

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *